A
oração hesicástica, que leva ao descanso em que a alma habita com Deus,
é a oração do coração. Para nós que damos tanta importância à mente, aprender a
rezar com o coração e a partir dele tem importância especial. Os monges do
deserto nos mostram o caminho. Embora não exponham nenhuma teoria sobre a
oração, suas narrativas e seus conselhos concretos apresentam as pedras com as
quais os autores espirituais ortodoxos mais tardios construíram uma
espiritualidade magnífica. Os autores espirituais do monte Sinai, do monte Atos
e os startsi da Rússia oitocentista apóiam-se todos na tradição do deserto.
Encontramos a melhor formulação da oração do coração nas palavras do místico
russo Teófano, o Recluso: "Rezar é descer com a mente ao coração e ali
ficar diante da face do Senhor, onipresente, onividente dentro de nós". No
decorrer dos séculos, essa perspectiva da oração tem sido central no hesicasmo.
Rezar é ficar na presença de Deus com a mente no coração, isto é, naquele ponto
de nossa existência em que não há divisões nem distinções e onde somos
totalmente um. Ali habita o Espírito de Deus e ali acontece o grande encontro.
Ali, coração fala a coração, porque ali ficamos diante da face do Senhor,
onividente, dentro de nós. É bom saber que aqui a palavra "coração" é
usada em seu sentido bíblico pleno. em nosso meio, ela se tornou lugar-comum.
Refere-se à sede da vida sentimental. Expressões como "coração
partido" e "sentido no coração" mostram ser comum pensarmos no
coração como o lugar quente onde se localizam as emoções, em contraste com o
frio intelecto onde têm lugar nossos pensamentos. Mas, na tradição
judeu-cristã, a palavra "coração" refere-se à fonte de todas as
energias físicas, emocionais, intelectuais, volitivas e morais.
No coração, originam-se impulsos impenetráveis, além de
sentimentos, disposições e desejos conscientes. O coração também tem suas
razões e é o centro da percepção e do entendimento. Finalmente, ele é a sede da
vontade: faz planos e chega a uma boa decisão. Assim, é o órgão central e
unificador de nossa vida pessoal. Nosso coração determina nossa personalidade e
é, portanto, não só o lugar onde Deus habita mas também o lugar ao qual Satanás
dirige seus ataques mais ferozes. Esse coração é o lugar da oração. A oração do
coração dirige-se a Deus a partir do centro da pessoa e, assim, afeta toda a
nossa compaixão.
(...)
Assim, a oração do coração é a oração da verdade. Desmascara
as muitas ilusões sobre nós mesmos e sobre Deus e nos conduz ao verdadeiro
relacionamento do pecador com o Deus misericordioso. Essa verdade é o que nos
dá o "descanso" do hesicasta. Quando ela se abriga em nosso coração,
somos menos distraídos por pensamentos mundanos e nos voltamos mais
sinceramente para o Senhor de nossos corações e do universo. Assim, as palavras
de Jesus: "Felizes os corações puros: eles verão a Deus" (Mt 5,8) tornam-se
reais em nossa oração. As tentações e as lutas continuam até o fim de nossas
vidas, mas com um coração puro ficamos tranqüilos, mesmo em meio a uma
existência agitada.
(...)
Isso levanta o problema de como praticar a oração do coração
em um ministério bastante agitado. É a essa questão de disciplina para a qual
precisamos agora voltar a atenção.
(...)
Oração e Ministério
Como nós, que não somos monges nem vivemos no deserto,
praticamos a oração do coração? Como ela influencia nosso ministério cotidiano?
A resposta a essa pergunta está na formulação de uma
disciplina definitiva, uma regra de oração. As características da oração do
coração que nos ajudam a formular essa disciplina:
A oração do coração alimenta-se de orações breves e simples.
A oração do coração é incessante.
A oração do coração inclui tudo.
Alimenta-se de Orações Breves
(...)
Vimos como a oração
do coração se nutre de orações breves, é incessante e inclui tudo. Essas
três características mostram como a oração do coração é o alento da vida
espiritual e de todo o ministério. Na verdade, essa oração não é apenas uma
atividade importante, mas o próprio centro da nova vida que queremos
representar e na qual queremos iniciar nosso povo. As características da oração
do coração deixam claro que ela exige uma disciplina pessoal. Para levar uma
vida de oração não podemos passar sem orações específicas. Precisamos dizê-las
de uma forma que nos ajude a ouvir melhor o Espírito que reza em nós.
Precisamos continuar a incluir em nossa oração todas as pessoas com as quais e
para as quais vivemos e trabalhamos. Essa disciplina vai nos ajudar a passar de
um ministério entontecedor, fragmentário e muitas vezes frustrante para um
ministério integrador, holístico e muito gratificante. Ela não vai facilitar o
ministério, mas simplificá-lo; não vai torná-lo doce e piedoso, mas sim
espiritual; não vai fazê-lo indolor e sem lutas, mas tranqüilo no verdadeiro
sentido hesicástico."
Fonte: "A Espiritualidade do Deserto e o Ministério
Contemporâneo - O Caminho do Coração" - por Henri J. M. Nouwen
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