segunda-feira, março 25, 2013

Kombuskini ou Cordão de Oração



A origem do Cordão de Oração é atribuída ao tempo de fundação do monaquismo cenobítico. São Pacômio, o Grande (século IV), foi quem o introduziu como uma maneira de ajudar os monges analfabetos a cumprirem sua regra de oração diária, alcançando um certo número de orações e prostrações. Desde então, o Cordão de Oração passou a ganhar popularidade no monaquismo oriental, e tem sido de uso comum entre os cristãos. De acordo com a sua regra, cada monge se obriga a cumpri um número fixo de prostrações, juntamente com a Oração de Jesus - «Senhor Jesus Cristo, Filho de Deus, tem piedade de mim, que sou pecador».

Oração com Kombuskini:

«Senhor, tem piedade de mim!»
«Senhor Jesus Cristo, Filho de Deus, tem piedade de mim, que sou pecador!»
«Senhor Jesus Cristo, pela intercessão do nossa Senhora, tem piedade de mim!»

Esta oração deve ser dita em cada um dos nós, quando se  está rezando com o cordão.

Para intenções especiais, substitui-se o seu próprio nome pelo nome da pessoa por quem se está rezando. O mesmo se faz quando se está pedindo por uma pessoa já falecida.

«Senhor Jesus Cristo, Filho de Deus, tem piedade de N. ....» [nome da pessoa por  quem se reza]

Descrição do Kombuskini:

O Kombuskini é feito de pura lã para nos lembrar que Jesus é o cordeiro de Deus.  É negro para recordar o luto pelos nossos pecados, ou de cor vinho para nos lembrar do sangue de nosso Senhor, ou ainda branco, que é a cor natural do cordeiro.

A Cruz nos recorda Jesus, e serve como uma marca a cada 10, 25, 50 ou 100 nós.

O pendão (borla) que existe em alguns Komboskinis, recorda-nos o consolo de nossas lágrimas.

Tipos de kombuskini:

Kombuskini para utilização no pulso.
Kombuskini para ter na cabeceira da cama.
Kombuskini para o Iconostase.

Utilidade dos kombuskini:

A principal razão pela qual se usa o Kombuskini é como auxílio em nossas orações a Deus.

A melhor hora para fazermos nossas orações poderia ser a noite, antes de dormirmos, ou no início da manhã, antes de irmos para o trabalho. Diz-se que, mesmo sem o Kombuskini, nós podemos elevar a Deus as nossas orações, e é verdade. Porém, frequentemente, somos tomados de tantas preocupações, tantos problemas que nos esquecemos de dedicarmos um tempo para as nossas orações. É quando o Kombuskini de punho pode nos ajudar, mesmo enquanto estamos no ônibus, ou no metrô, enquanto caminhamos esperamos por alguém ou, simplesmente, quando estamos em nossas casas, nos momentos reservados para a oração.

Com o cordão de oração na mão, o monge recorda continuamente a sua tarefa principal: a de rezar incessantemente, o que o apóstolo Paulo não exigiu apenas dos monges, mas de todos os cristãos em geral (ITs 5:17). É por isso que um monge recentemente tonsurado recebe imediatamente de seu abade um cordão de oração com a exortação: «Aceita irmão N. ...,  a espada espiritual que é a palavra Deus em Jesus, o eterno. Reza, pois deves ter o nome do Senhor em tua alma, em teus pensamentos, em teu coração, e diga sempre: «Senhor Jesus Cristo, Filho de Deus, tem piedade de mim, que sou pecador».

Todos aqueles que cuidam de sua salvação estão convidados a esta recordação incessante do Nome salvador de Jesus, monges e as pessoas em geral.

FONTE:
Texto pesquisado na Internet
Tradução do espanhol por Pe. André Sperandio

Nenhum comentário: