De São Teófano, o
Recluso
Regra para a
oração, para quem está no caminho de uma vida para servir à Deus:
1. «Memorizar o
Salmos»;
2. «Substituir as
preces longas pelas curtas»;
3. «O rosário de
oração.»
Você pergunta sobre uma
regra de oração. Sim, é bom ter uma regra de oração devido à nossa fraqueza
para que, por um lado, não nos rendamos à nossa preguiça, e por outro,
limitemos nosso entusiasmo à sua medida adequada. Os maiores praticantes de
oração seguiam uma regra de oração. Eles sempre começavam com preces já
existentes e se, durante o curso das mesmas, uma prece se sobressaísse, eles
deixariam de lado as outras e rezariam tal oração [a da prece que se
sobressaiu]. Se isto é o que os grandes praticantes faziam, há todas as razões
para que o façamos também. Sem preces estabelecidas, nós não saberíamos rezar,
absolutamente. Sem elas, seríamos deixados inteiramente sem preces.
Contudo, as
pessoas não têm que fazer muitas preces. É melhor fazer um número menor,
corretamente, do que apressar-se e fazer muitas, porque é difícil manter o
calor do zelo quando são feitas em excesso.
Eu consideraria
as preces matinais e noturnas inteiramente suficientes. Apenas tente, cada vez,
conduzi-las com plena atenção e sentimentos que correspondam.
Para obter
melhores resultados, dedique um pouco do seu tempo lendo as preces
separadamente. Pense sobre elas e sinta-as para que, ao recitá-las na sua regra
de oração, você perceba quais os pensamentos e sentimentos sagrados estão
contidos nelas. A oração não significa, apenas, que as recitemos, mas que
assimilemos seu conteúdo e as pronunciemos, como se saíssem de nossas mentes e
corações.
Após ter
analisado e sentido as preces, procure memorizá-las. Então, você não terá que manusear
seu livro [de orações] e a luz [necessária à leitura] quando for a hora de
rezar; tampouco você se distrairá por qualquer coisa que veja enquanto reza,
podendo, mais facilmente, manter uma súplica mais conscienciosa para com Deus.
Você verá por si o quanto isto ajuda. Manter o livro com você o tempo todo e em
todos os lugares [na mente e no coração] é de grande importância.
Estando assim
preparado, ao realizar a prece, tome cuidado para que sua mente não vagueie nem
se renda à frieza e indiferença, esforçando-se a qualquer custo para manter sua
atenção e para manter o calor do sentimento.
Após recitar as
preces, faça prostrações, quantas quiser, acompanhadas por uma prece para
qualquer necessidade que você sinta, ou usando sua prece curta [sua pequena
prece] de costume. Isto prolongará um pouco seu tempo de prece, mas seu poder
aumentará. Você deve orar um pouco mais, especialmente no final, pedindo perdão
por desvios sem intenção e colocando-se nas mãos de Deus o dia inteiro.
Você também deve
manter uma atenção especial a Deus ao longo do dia. Para isso, como já foi
mencionado mais de uma vez, há uma lembrança de Deus; e para lembrar-se de Deus
há preces curtas. É muito, muito bom memorizar vários salmos, recitando-os
enquanto se está trabalhando ou no intervalo entre tarefas, ao invés de preces
curtas. Este é um dos mais antigos costumes cristãos, mencionado e incluído nas
regras de São Pacômio e Santo Antão.
Depois de passar
o dia desta maneira, você deve rezar mais diligentemente e com mais concentração
à noite. Aumente suas prostrações e pedidos a Deus; depois de se posicionar com
as mãos unidas (no Divino) novamente, vá dormir com a prece curta nos seus
lábios e durma com ela ou recite um salmo.
Que salmos você
deveria memorizar? Memorize os que tocam seu coração ao lê-los. Cada pessoa
encontrará um salmo que gere mais efeito para ela. Comece com "Tem piedade
de mim, meu Deus" (Salmo 51 [50]); então "Bendize o Senhor, ó
minh´alma"(Salmo 103 [102]); e o "Ó minh´alma, louva o Senhor"
(Salmo 146 [145]). Estes dois últimos são os hinos antífonos na Liturgia. Há
também salmos no Cânone para a Comunhão Divina: "O Senhor é meu
pastor" (Salmo 23 [22]); "Ao Senhor, a terra e suas riquezas, o mundo
e seus habitantes" (Salmo 24 [23]); "Eu amo o Senhor, pois Ele ouve a
minha voz suplicante"(Salmo 116 [114-115]); e o primeiro salmo da vigília
noturna, "Ó Deus, vem libertar-me" (Salmo 70 [69]).
Há os Salmos das
horas e os semelhantes. Leia o Livro dos Salmos e selecione.
Após ter
memorizado todos estes, você sempre estará plenamente munido de preces. Quando
algum pensamento perturbador lhe ocorrer, apresse-se em abaixar-se diante do
Senhor, tanto com uma prece curta, quanto com um dos Salmos, especialmente
"oh Senhor, seja atencioso ao ajudar-me", e a nuvem perturbadora irá
se dispersar imediatamente.
Aí está tudo
sobre uma regra para prece. Contudo, mencionarei mais uma vez que você deveria
se lembrar de todas estas ajudas e a coisa mais importante é estar diante de
Deus com a mente e coração, com devoção e prostração sincera a Ele.
Pensei em algo
para lhe dizer! Você pode limitar a regra de oração inteira apenas a
prostrações com preces curtas e preces com suas próprias palavras. Fique em pé
e faça prostrações, dizendo "Senhor, tenha misericórdia", ou qualquer
outra prece, expressando sua necessidade ou louvando e agradecendo a Deus. Você
deveria estabelecer tanto um número de preces quanto um limite de tempo para a
prece, ou ambos, para que você não fique preguiçoso.
Isto é necessário
porque há uma certa peculiaridade incompreensível a nosso respeito. Quando, por
exemplo, saímos para alguma atividade, as horas passam como se fossem minutos.
Quando rezamos, contudo, mal alguns minutos se passaram e parece que estivemos
rezando por um tempo muito longo. Este pensamento não é prejudicial quando
rezamos segundo uma regra estabelecida; mas quando alguém reza, fazendo
prostrações com preces curtas, isto apresenta grande tentação. Isto pode pôr
fim a uma prece que mal começou, deixando a falsa certeza de que ela foi feita
devidamente. Então, os bons praticantes deveriam utilizar rosários de preces
para que não se submetessem a essa auto-decepção. Rosários de preces são
sugeridos para aqueles que desejam rezar usando suas próprias preces, que não
as do livro. Eles são utilizados da seguinte maneira: diga "Senhor Jesus
Cristo, tenha misericórdia de mim, um pecador" , e mova uma conta do
rosário entre seus dedos. Repita a prece novamente e mova uma outra conta, e
assim por diante.
Faça uma
prostração em cada repetição da prece, como preferir, tanto parcial (com a
cintura), como a completa (estendendo-se sobre o chão); ou, para as contas
pequenas, faça a prostração da cintura e, para as maiores, faça a completa no
chão. A regra em tudo isto consiste em ter um número definido de repetições de
preces, com prostrações às quais são adicionadas outra preces, com suas
próprias palavras. Ao decidir o número de prostrações ou preces, estabeleça um
limite de tempo para que você não se engane e não se apresse ao executá-las. Se
você terminar antes do esperado, poderá preencher o tempo fazendo mais
prostrações.
O número de
prostrações que devem ser feitas para cada prece é estabelecida ao final do
livro de Salmos, com seqüências em duas categorias: uma para pessoas diligentes
e outra para os preguiçosos ou ocupados. Os anciães que vivem hoje conosco em
sketes ou kellia especiais, em lugares como Valaam ou Solovki fazem
toda sua prática dessa forma. Se você tiver vontade de conhecer, agora ou em
outra ocasião, você pode executar sua própria regra de prece dessa maneira.
Antes disso, contudo, acostume-se a fazê-lo da maneira prescrita para você.
Talvez você não precisará de uma nova regra. De qualquer forma, estou lhe
enviando um rosário de preces.
Experimente!
Anote quanto tempo você leva nas preces matinais e noturnas, então sente-se e
recite suas preces curtas com o rosário e veja quantas voltas você deu no
rosário durante o tempo geralmente necessário para a prece. Faça com que seja
essa a medida para sua regra. Faça isto não durante seu horário de oração
habitual, mas em qualquer outro momento, embora fazendo-o com a mesma atenção.
A regra de oração é então conduzida desta maneira, levantando-se e fazendo-se
reverências.
Depois de ler
isto, não pense que eu vou te levar para um monastério. A primeira vez que ouvi
a respeito de rezar com um rosário, foi de um praticante leigo, não de um
monge. Muitas pessoas leigas ou monásticas rezam desta maneira. Deveria ser
adequado para você também. Quando você está recitando preces que você memorizou
e elas não te tocam, você pode, neste dia, rezar usando o rosário e fazer
preces decoradas num outro dia. Desta forma as coisas vão melhorar.
Repito que a
essência da prece é elevar a mente e o coração a Deus; estas pequenas regras
são uma ajuda. Nós não podemos progredir sem elas, em função da nossa fraqueza.
Que Deus te abençoe!
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